GASTRONOMIA DO JUAZEIRO GANHA SABOR MCDONALD'S
Depois do Walmart e do Carrefour, maiores grupos varejistas do mundo, agora é o McDonald's, maior grupo de serviço rápido de alimentação do mundo, que se instala no Juazeiro do Norte, Metrópole do Cariri, com sua primeira loja no interior do Ceará.Sua inauguração, nesta quarta-feira, 30 de maio, vai atrair multidão ao Cariri Shopping Center, onde a Praça de Alimentação para 750 pessoas, será pequena para acolher milhares de juazeirenses e caririenses ávidos para degustar o mais saboroso sanduiche do mundo.
Depois do Walmart e do Carrefour, maiores grupos varejistas do mundo, chega ao Juazeiro do Norte, Cidade que mais cresce no Ceará, o McDonald’s, maior grupo de serviço rápido de alimentação do mundo, que vai inaugurar no Juazeiro, nesta quarta-feira(30), sua primeira loja no interior do Ceará. É a maior atração deste mês festivo da expansão do Cariri Shopping Center. De acordo com o presidente da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s no Brasil, Woods Staton(foto), a loja do Juazeiro é uma das 50 programadas para o País este ano.Com isso, a gastronomia do Juazeiro agora tem o sabor McDonald’s, símbolo internacional da gastronomia norte-americana..
| |
"O investimento estimado em novas lojas e reformas no Brasil era de US$ 150 milhões [de 2011 a 2013], mas vai passar dessa soma. Foi aprovado um plano geral de investimentos entre US$ 340 milhões e US$ 350 milhões para 2012. Em 2011 foram US$ 319,9 milhões”, assegura Woods Staton. Segundo o executivo, "redução nos juros e controle inflacionário vão abrir espaço para crescermos mais no país em 2012. A conta que fazemos é considerar uma inflação de 5,5% em 2012 e um aumento de salário [mínimo] de 14%, e essa diferença deve se traduzir em consumo, com brasileiros comprando mais nossos produtos”. Presente em 119 países o McDonald’s conta com mais de 33 mil restaurantes, onde trabalham 1,7 milhão de funcionários, que alimentam, diariamente, mais de 64 milhões de clientes. Desde que teve a sua primeira loja instalada em 1979, no Rio de Janeiro, o Brasil é um dos cinco países onde a rede americana de fast-food mais cresce no mundo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, dos 662 restaurantes atuais da rede McDonald’s espalhados por todas as regiões do País, 75% são próprios e 25% franqueados. Como em todo o mundo, a rede cresce no Brasil, apoiada em pesquisas de mercado, instalando-se nas capitais e centros metropolitanos regionais, tipo Juazeiro do Norte, conforme sua estratégia de expansão pelo interior do País. Somente em 2011 foram abertas 40 nova lojas. Para que se tenha uma idéia da grandeza e da importância do McDonald’s, atualmente, a rede vende 190 hambúrgueres por segundo no mundo e entre 1955 e 1993, suas 14 mil lojas até então venderam 80 bilhões de sanduíches. Confome Woods Staton, faturamento global da McDonalds em 2011 foi de US# 30,6 bilhões ante US$ 27 bilhões do ano anterior. Na América Latina, as vendas foram de US$ 3,6 bilhões e no Brasil R$ 3,45 bilhões, apresnetando crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Neste 2012, ainda segundo Woods Staton, o McDonald's está investindo US$ 2,9 bilhçoes, sendo metade desse total na abertura de 1.300 novos restaurantes no mundo, dos quais 50 no Brasil, incluindo o de Juazeiro do Norte. O modelo de negócio do grupo McDonald's Corporation é um pouco diferente da maioria das outras cadeias de fast-food. Além das taxas normais de franquia, recursos, e porcentagem das vendas, McDonald's também recebe aluguel parcialmente ligado às vendas. Como uma condição do acordo de franquia, a corporação é dona da propriedade nas quais a maioria das franquias se instalam. O McDonald's treina seus franquiados e executivos na Hamburger University, em Oak Brook, Illinois, Estados Unidos. De acordo com o Fast Food Nation, de Eric Schlosseer(2001), cerca de um em cada dez trabalhadores nos Estados Unidos foi, em algum momento da vida, empregado do McDonald's. Segundo o estudo, o McDonald's é o maior operador privado de playgrounds nos Estados Unidos, assim como o maior comprador de carne bovina, carne de porco, batatas e maçãs. Embora mantenha sabor inconfundível em todo o mundo, o McDonald’s se adapta às diferentes culturas dos diversos países. Na Índia, por exemplo, seus lanches são feitos somente com vegetais, ou com carne de carneiro, visto que nesse país a vaca é considerada um animal sagrado. Com exceção dos seus restaurantes instalados internamente em shoppings, como no Juazeiro do Norte, em quase todo o mundo a maior parte das lojas McDonald's oferece os serviços de Balcão atendendo com mesas em espaço coberto e algumas vezes ao ar livre e de Drive-Thru, onde os consumidores contam com cabines separadas para pedir, pagar e pegar os produtos. Também no atendimento Drive-Thru, o campeão de vendas é o irresistível Big Mac. Assim como a Coca-Cola, o McDonald’s é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. Algo surpreendente e até espantoso, principalmente se considerado que os irmãos Mac e Dick McDonald’s começaram o negócio com uma modesta barraca de cachorro-quente em 1937, erm Arcádia, Califórnia. Seu produto mais famoso e mais consumido no mundo é o sanduíche Big Mac, composto de dois hambúrgueres, alface, queijo, cebola e picles no pão com gergelim e molho especial. Embora circulem na Internet receitas de especialistas e cozinheiros famosos de todo o planeta que tentam desvendar o conteúdo que dá sabor único e incomparável ao Big Mac, na verdade, seu diferencial está no molho especial, cuja fórmula secreta é guardada a sete chaves, da mesma forma que o segredo da Coca Cola. Este é um tema tão instigante que uma equipe do laboratório de ecologia isotópica do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo, viajou o mundo para descobrir o segredo do Big Mac. Com o objetivo de apresentar as características culturais da alimentação mundial, o estudo pesquisou o Big Mac em 26 nações. “O lanche, carro-chefe do McDonald’s funciona como um poderoso traçador do sistema de produção de carne dos países. O hambúrguer fornece diversas e variadas informações”, afirma o pesquisador Luiz Antonio Martinelli, responsável pela pesquisa. “Por ser servido em todo o mundo, o sanduíche tornou-se um útil objeto de estudo. Inclusive já existe o Big Mac Index, índice econômico que calcula o preço do Big Mac em todos os países em que é consumido, com o intuito de medir o valor de uma moeda em relação ao dólar”, completa. Outra conclusão de Martinelli: “O famoso lanche do Mc Donald’s tem a capacidade de estar, ao mesmo tempo, atualizado ao sistema mercadológico das empresas globais sem perder a influência cultural imposta pelo mercado local”. Agora, com sua loja instalada no Juazeiro, a primeira do interior do Ceará, uma coisa é certa: a Praça de Alimentação do Cariri Shooping, com capacidade para 750 pessoas, vai ser pequena para acolher todos os consumidores juazeirenses e caririenses, sobretudo do triângulo JUABC(Juazeiro, Barbalha e Crato), ávidos para degustar e sentir a delícia do mais saboroso sanduíche do mundo. Muita gente foi ao Cariri Shopping na última sexta-feira(25) pensando que o McDonald's já estaria funcionando.Com certeza, no dia da inauguração, neste 30 de maio, vai dar multidão e a moçada de atendimento do McDonald’s-Juazeiro, mesmo bem treinada e bem preparada, vai passar o maior sufoco, mas juazeirenses e caririenses podem festejar: Yes, agora nós temos McDonad’s..
fonte: Juanorte
0 comentários:
Postar um comentário